| 20/01/2009 18h23min
Após o trajeto de uma hora do Capitólio até a Casa Branca, Barack Obama assiste, protegido por vidros a prova de balas, a desfiles e homenagens nos jardins da Casa Branca, em Washington. Bandas marciais comandam o colorido espetáculo, que ainda conta com números de acrobatas e representantes de povos indígenas.
Obama presta continência durante desfile
Sorridentes, Obama e a mulher, Michelle, arriscaram passos de dança enquanto uma banda se apresentava. Ao cumprimentar os presentes, o novo presidente fez o sinal com o polegar e o dedo mínimo esticados, conhecido como hang loose — especialmente utilizado por surfistas do Havaí, onde Obama nasceu.
Michelle e Obama assistem a
homenagens
Missão cumprida
Uma hora após o
início do percurso que começou no Capitólio, Barack e Michelle Obama chegaram à Casa Branca, completando o trajeto do desfile de posse. É lá que o casal vai morar nos próximos quatro anos.
O vice-presidente Joe Biden e a mulher, Jill, completaram o trajeto a pé, acenando para o público. Obama e Michelle se reencontraram com as filhas, Malia e Sasha, com quem entraram de mãos dadas na sede do governo.
Casal Obama acena para a multidão
Mais delírio do povo
Atendendo à expectativa do público que lota as margens da Avenida Pensilvânia, em Washington, Barack e Michelle Obama saíram novamente da limusine blindada, já nas proximidades da Casa Branca. O casal, de mãos dadas na maior parte do tempo, acenou para o público e sorriu em meio a uma histérica
gritaria.
Eles deixaram o Capitólio por volta das 18h20min e já se encaminham para chegar à sede do
governo, destino final do desfile de posse. Cerca de 10 minutos após saírem do carro, voltaram ao Barackmóvel. O vice-presidente, John Biden, deixou o carro faz tempo e segue a pé para a Casa Branca ao lado de sua mulher.
Depois de saudar o público, de volta ao carro
Fora da limusine
Barack Obama e a mulher, Michelle, saíram da limusine blindada às 19h2min (horário de Brasília), para delírio de milhares de civis que assistem ao desfile na Avenida Pensilvânia, em Washington.
Cercado por seguranças, o casal desceu do veículo para acenar e sorrir ao público. Inúmeras pessoas choravam compulsivamente com a cena. Sete minutos depois, Obama e Michelle retornaram ao carro. É grande a expectativa para que os dois deixem a limusine novamente.
Casal deixa a limusine para delírio do público
Ted Kennedy passa bem
Enquanto Obama desfila em seu Cadillac blindado, o Hospital Central de Washington informa o estado de saúde do senador Ted Kennedy, que teve convulsões durante o almoço presidencial, no Capitólio. Segundo o hospital, o irmão do ex-presidente John F. Kennedy, que luta contra um tumor no cérebro, responde a perguntas e passa bem.
Presidente avança com sua escolta pela Avenida Pensilvânia
A bordo do Barackmóvel
O Barackmóvel, como é conhecido o carro blindado do novo presidente americano, tem vidros a prova de balas tão grossos que Obama não ouve os gritos histéricos da multidão que o assiste às margens da Avenida
Pensilvânia.
Mesmo assim, Obama e a mulher, Michelle, acenam o tempo todo para a população. Não passa de 5 km/h a velocidade do
veículo no início do desfile rumo à Casa Branca. O Barackmóvel, que se trata de um Cadillac DTS Limusine é protegido contra tiros, granadas, ataques químicos, biológicos etc. A placa é USA 1. Impressiona também a escolta que envolve o desfile.
A impressionante escolta do desfile de Obama
Saída do Capitólio
Depois do primeiro almoço presidencial, na sede do Congresso americano, Barack Obama partiu com sua mulher, Michelle, para o desfile de posse rumo a Casa Branca. Por volta das 18h15min (15h15min em Washington) começou a parada inaugural que antecede o trajeto até a Casa Branca, com uma banda marchando nas imediações do Capitólio.
Parada inaugural deu
início ao desfile
Durante o almoço, o senador Ted Kennedy teve uma aparente
convulsão e deixou o Capitólio em uma ambulância.
— Minhas orações estão com ele e sua família. Eu estaria mentindo se não dissesse que, no momento, uma parte de mim está com ele — disse o novo presidente em seu breve discurso ao final do almoço.
Almoço na sede do Congresso antecedeu o desfile
A previsão é de que o presidente, acompanhado por milhares de civis, complete o trajeto em direção à Casa Branca em duas horas.
Além de Obama e da primeira-dama, para a sede do governo o vice Joe Biden e sua mulher. O primeiro presidente negro da história dos EUA está protegido por um vidro à prova de balas. Em 1865, durante a segunda posse de Abraham Lincoln, negros participaram do desfile pela primeira vez.
À noite, Obama e a mulher, Michelle, devem participar de pelo menos oito bailes
oficiais.
> Saiba como foi a posse
> Confira o que ocorreu pela manhã
Primeira-dama e presidente arriscam passos de dança durante desfile
Foto:
zerohora.com, com agências
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.