| 20/01/2009 15h22min
O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, pediu hoje ao novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, para abandonar a política adotada pelo antecessor, George W. Bush, e para abrir um novo capítulo de relações com o Irã.
— Obama tem duas opções: ou seguir as mesmas políticas de Bush, embora mudando o discurso, ou se dedicar aos interesses nacionais do povo americano e agir com franqueza — disse Mottaki em entrevista à televisão pública do Irã.
— No primeiro caso, receberá do Oriente Médio a mesma resposta que obteve Bush. Mas, se escolher o caminho certo, nos compensar pelo passado, acabar com a animosidade e a hegemonia e revisar os erros políticos anteriores, não seremos hostis — afirmou.
O chefe da diplomacia iraniana sugeriu ao novo líder da Casa Branca que dedique tempo a conhecer o povo iraniano antes de decidir sua política com Teerã:
— Esperamos que o otimismo se torne realidade, mas os fatos
nos obrigam a ser pessimistas.
Na
quinta-feira, o atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad, deixou entender que o Irã estaria disposto a iniciar uma nova relação com os Estados Unidos sempre e quando houvesse uma mudança de atitude sincera e profunda.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.