| 07/01/2009 13h46min
Região Sul
A chegada de uma nova frente fria favorece o retorno das chuvas isoladas e com baixo acumulado ao oeste do Estado do Rio Grande do Sul. O acumulado não passa de 5 mm e não reverte a estiagem que atinge a região deste novembro. Nas demais áreas, o tempo permanece seco e ensolarado. A temperatura máxima passa dos 35°C no centro e oeste do Rio Grande do Sul.
Região Sudeste
A frente fria começa a perder força e as chuvas fortes ficam restritas ao norte e noroeste de Minas Gerais. Mesmo assim, o acumulado será bem mais baixo que nos dias anteriores, girando em torno dos 30 mm em 24 horas. No Espírito Santo, centro e leste de Minas Gerais e interior do Rio de Janeiro, esperam-se chuvas com baixo acumulado. No litoral do Rio de Janeiro e no Estado de São Paulo, o tempo permanece seco e quente. A temperatura máxima fica mais baixa apenas no centro e norte de Minas Gerais.
Região Centro-Oeste
A frente fria ainda causa chuvas
fortes e localizadas sobre o Distrito Federal, nordeste de Goiás e noroeste de Mato Grosso, com acumulado que chega a 30 mm em 24 horas. Em Mato Grosso do Sul e no sul dos Estados de Mato Grosso e de Goiás, o tempo permanece seco e quente.
Região Nordeste
A entrada de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) impede a formação de nuvens carregadas sobre a Bahia e afasta a frente fria do Nordeste. A partir desta quita-feira, esperam-se apenas chuvas com baixo acumulado e restritas ao oeste da Bahia. No centro e leste do Estado retorna uma condição de tempo seco e quente. Já no centro e sul do Piauí e em boa parte do Maranhão, áreas de instabilidade ainda causam chuvas fortes com acumulado de até 40 mm em 24 horas. No Ceará, há previsão de chuvas fracas e isoladas na costa e tempo seco e quente no interior. Entre o Rio Grande do Norte e Sergipe, o tempo permanece seco e quente.
Região Norte
A
frente fria já não organiza as chuvas fortes. A partir
desta quinta-feira, uma área de instabilidade chamada de Alta da Bolívia provoca grandes temporais sobre o Pará, Amazonas, sul de Roraima, Acre e Rondônia. O acumulado poderá chegar a 150mm em 24 horas sobre a região central do Amazonas. Em Tocantins e Amapá, também há previsão de chuvas, porém mais localizadas e com baixo acumulado. A temperatura máxima volta a cair no sul do Pará.
Previsão para os próximos dias
Região Sul
A partir do sábado, a frente fria causa chuvas generalizadas sobre a Região Sul. Entretanto, na maior parte das localidades, esperam-se chuvas com baixo acumulado (entre 5 mm e 10mm), que não revertem a estiagem que registramos desde novembro. Apenas na região central do Rio Grande do sul, há risco de temporais com acumulado de mais de 60 mm em 24 horas. No domingo, esperam-se chuvas generalizadas e com baixo acumulado no Paraná, Santa Catarina e leste e norte do Rio Grande do
Sul.
Região Sudeste
As áreas
provocam chuvas com baixo acumulado em São Paulo, sul e nordeste de Minas Gerais e centro e norte do Espírito Santo no sábado. No domingo, as chuvas ficam restritas à divisa de São Paulo com o Paraná, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. Até o dia 16 de janeiro, não há previsão de chuvas significativas sobre a Região Sudeste
Região Centro-Oeste
As chuvas finalmente retornam ao Mato Grosso do Sul a partir do sábado, mas o acumulado será baixo de uma forma geral. Além de Mato Grosso do Sul, há previsão de chuvas com baixo acumulado no sudoeste de Goiás e boa parte de Mato Grosso. No domingo, as chuvas com baixo acumulado ficam restritas ao centro e sul de Mato Grosso do Sul e oeste de Mato Grosso. Até 16 de janeiro, não há previsão de chuvas significativas em boa parte da Região. Apenas no noroeste de Mato Grosso, esperam-se chuvas mais fortes com acumulado de quase 70 mm.
Região
Nordeste
A partir do sábado, a borda do VCAN e as águas mais
quentes na costa favorecem a ocorrência de intensos temporais no litoral e zona da mata do sul da Bahia. As chuvas mais fracas atingem também o centro e litoral norte da Bahia, parte de Sergipe, litoral do Ceará, norte e oeste do Piauí e boa parte do Maranhão. No domingo, há previsão de chuvas fortes na Grande Salvador e região central da Bahia. Chove de forma mais fraca e isolada em Sergipe, Alagoas, oeste da Bahia, norte do Piauí e boa parte do Maranhão. Até 16 de janeiro, não há previsão de chuvas significativas na maior parte do Nordeste. Apenas no oeste do Maranhão, há previsão de chuvas mais intensas com acumulado de até 50 mm.
Região Norte
Até 16 de janeiro há previsão de chuvas em toda a Região Norte. O acumulado passa dos 100 mm no centro/oeste do Amazonas.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.