| 06/01/2009 15h38min
O primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, disse hoje que está aberto a uma solução diplomática para o conflito em Gaza, desde que a proposta inclua mecanismos para impedir o contrabando de armas para o território palestino. Em entrevista ao diário Ha'aretz, Olmert reconheceu que há "diferentes idéias para uma solução diplomática", e afirmou que as está "tratando com muitos líderes do mundo".
— O resultado deve ser um bloqueio efetivo da rota Filadélfia, com supervisão e acompanhamento — explicou o primeiro-ministro israelense em alusão a esse corredor entre Egito e Gaza.
Embaixo do corredor há dezenas de túneis usados pelo Hamas para se abastecer de armas, munição e foguetes. Olmert também não se opôs a uma solução orquestrada pelas Nações Unidas, mas ressaltou que qualquer idéia enviada a Israel deve oferecer "uma solução ativa" para o problema das armas que entram em Gaza e chegam às mãos das milícias.
— Não começamos tudo isto para ocupar (de
novo) Gaza, ou matar todos os
terroristas. Iniciamos (esta operação) para gerar uma mudança para o sul (de Israel) — disse. Segundo Olmert, que hoje visitou o sul de Israel e os soldados feridos no curso da operação, "quanto mais rápido terminar o conflito, melhor será".
Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.