| 05/01/2009 18h11min
O presidente da Comissão Europeia (CE), José Manuel Durão Barroso, pediu nesta segunda-feira em Lisboa que Israel permita a entrada de ajuda humanitária aos palestinos em Gaza. Durão Barroso afirmou que, "ao contrário do que dizem as autoridades israelenses, a ajuda humanitária não está chegando à população em Gaza".
O presidente da CE disse ainda que o Hamas deve assumir a "gravíssima responsabilidade" de ter iniciado este conflito, mas Israel precisa permitir a entrada da ajuda enviada pela comunidade internacional e por ONGs aos "muitos inocentes, que são os que sofrem as conseqüências" da ofensiva. Além disso, lamentou que o estado judeu e o Hamas não tenham aceitado a proposta de uma trégua, apresentada por enviados da União Européia (UE).
Ele acrescentou que disse às duas partes que um problema que existe há tanto tempo não se resolve com violência. Segundo Barroso, somente "através de negociações" e com o reconhecimento de um Estado palestino e da segurança de
Israel será possível
assegurar o futuro no Oriente Médio.
Em vídeo, o editor de Mundo de ZH, Luciano Peres, explica o conflito:
Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza:
Durão Barroso afirmou que, ao contrário do que dizem as autoridades israelenses, a ajuda humanitária não está chegando à população em Gaza
Foto:
Mario Cruz, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.