| 04/01/2009 14h58min
O governo brasileiro condenou hoje a incursão militar terrestre de Israel na Faixa de Gaza, "que tende a agravar ainda mais" o conflito com os palestinos, informou o Ministério das Relações Exteriores. Num comunicado divulgado neste domingo, o governo brasileiro "reitera declarações anteriores em que conclama ambas as partes a se absterem de atos de violência".
Segundo o texto, o Brasil "apóia os esforços, inclusive no Conselho de Segurança da ONU, por um cessar-fogo imediato, de modo a permitir a pronta retomada do processo de paz".
Ainda de acordo com a nota, "a realização de uma conferência internacional em seguimento à reunião de Annapolis, conforme proposta feita pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, constituiria passo importante para o restabelecimento da paz na região".
Segundo o comunicado, o pedido é feito "com base no reconhecimento do direito de constituição do Estado palestino e da existência de Israel em condições de segurança".
Com este objetivo, diz a nota, "o
ministro Celso Amorim manteve contatos nos últimos dias com lideranças políticas europeias, americanas e árabes, bem como com o secretário-geral da ONU". No momento, Amorim encontra-se em Lisboa, onde tem agendadas reuniões com autoridades portuguesas, inclusive sobre o processo de paz no Oriente Médio.
O editor de Mundo de Zero Hora, Luciano Peres, explica o conflito na Faixa de Gaza
Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.