| 23/11/2008 08h45min
A polícia islandesa usou gás lacrimogêneo para dissolver um grupo de manifestantes que tentavam entrar em uma delegacia em Reykjavik e pediam a libertação de um companheiro após um protesto contra a crise vivida no país, informa hoje a edição on-line do jornal "Morgunbladid". A manifestação reuniu no sábado cerca de 6 mil pessoas na capital islandesa em frente à sede do Parlamento.
Horas depois do protesto, cerca de 300 pessoas se dirigiram à delegacia central para reivindicar a libertação de um jovem detido na noite anterior devido a incidentes protagonizados em outra concentração, há uma semana. Minutos após dispersar os manifestantes, a polícia soltou o detido, depois do pagamento de fiança.
Milhares de islandeses realizam há seis sábados concentrações para protestar contra as autoridades devido à situação da crise que colocou o país à beira do colapso financeiro, com seus principais bancos nacionalizados, a moeda desvalorizada e a inflação disparada. Na
manifestação de sábado, foi
reivindicada a realização de eleições antecipadas e houve palavras de ordem contra o Fundo Monetário Internacional (FMI) por atentar contra o sistema de bem-estar social islandês. O FMI concedeu na quinta-feira passada à Islândia um empréstimo contingente de US$ 2,1 bilhões. Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia, Rússia e Polônia também concederam às autoridades islandesas outro empréstimo de até US$ 3 bilhões.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.