| 19/11/2008 13h15min
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) nos Estados Unidos caiu 1% em outubro, quando os preços da energia tiveram uma queda sem precedentes de 8,6%, informou hoje o Departamento de Trabalho americano. Excluindo os preços dos alimentos e da energia, o núcleo do IPC caiu 0,1%, a primeira deflação subjacente desde 1982.
Na terça-feira, o governo informou que o Índice de Preços ao Produtor (IPP) caiu 2,8% em outubro, uma queda sem precedentes em seis décadas, empurrada, em grande parte, pela redução dos preços da energia.
Os analistas que acreditam que os Estados Unidos entraram em recessão econômica indicam que uma queda prolongada dos preços se juntará aos problemas já enfrentados pelo presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, e que deverão ser conduzidos a partir de janeiro pelo presidente eleito, Barack Obama.
A maioria dos analistas tinha calculado uma queda de 0,8% no IPP de outubro. Nos últimos 12 meses até
outubro, o IPP acumulou alta de 3,7%, o
menor aumento anualizado desde outubro de 2007. O núcleo da inflação ao produtor desde outubro do ano passado foi de 2,2%.
Entenda a crise:
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.