| 11/11/2008 12h53min
Pelo menos sete em cada 10 americanos, 68% da população, dizem ter uma opinião positiva sobre o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, e 65% acreditam que o país estará melhor em quatro anos, segundo uma pesquisa divulgada hoje.
A pesquisa conjunta do jornal "USA Today" e da firma Gallup mostra que o nível de otimismo era menor quando o atual presidente, George W. Bush, foi eleito e quando seu antecessor, Bill Clinton, chegou à Casa Branca, em 1993.
Em ambos os casos, a porcentagem de otimismo com suas administrações era levemente superior a 50%. As expectativas são altas em todos os terrenos. Assim, oito em cada 10 entrevistados afirmaram que Obama melhorará as condições das minorias e dos pobres, e 76% acreditam que aumentará o respeito aos EUA no mundo.
Além disso, sete em cada dez disseram que haverá melhorias na educação e no meio ambiente, e mais de 60% indicaram que o desemprego diminuirá, as tropas americanas sairão do Iraque,
o sistema de saúde melhorará, haverá
uma sólida recuperação econômica e o país estará seguro frente a ameaças terroristas.
— A recepção a ele (Obama) é algo que não tínhamos visto em décadas — disse ao "USA Today" Andrew Kohut, diretor do Pew Research Center, um grupo não partidário.
Quase dois terços dos participantes da pesquisa (64%) disseram que a principal prioridade de Obama deveria ser melhorar a economia. A maioria (60%) defendeu regulações mais estritas para as companhias financeiras e 51% disseram que Obama deveria oferecer algum tipo de ajuda aos proprietários que correm o risco de perder suas casas.
A pesquisa com 1.010 americanos foi realizada entre sexta-feira e domingo passados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Americanos acreditam que Obama (esquerda) melhorará as condições das minorias e dos pobres
Foto:
Charles Dharapak, AP
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.