| 11/11/2008 02h11min
O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, não participará da cúpula do G-20 sobre a crise financeira global nem se reunirá com líderes da comunidade internacional à margem do encontro, confirmou nesta terça-feira o seu porta-voz.
Obama não irá à cúpula para evitar uma bicefalia. De fato, em sua primeira entrevista coletiva na sexta-feira, a primeira desde que foi proclamado vitorioso nas eleições do dia 4, lembrou que os EUA têm apenas um presidente até o dia 20 de janeiro, George Bush. O porta-voz de Obama, Robert Gibbs, reiterou a afirmação, ao dizer que "só há um presidente neste momento".
Até agora não foi descartada a possibilidade de que o presidente eleito se reúna com alguns líderes do G-20 à margem da cúpula, para uma primeira tomada de contato com os representantes dos países mais desenvolvidos e das principais economias em desenvolvimento. Contudo, a equipe de Obama disse que não há nada estipulado, apesar de a Rússia ter assegurado que seu
presidente, Dmitri Medvedev,
já acertou uma reunião com seu futuro colega.
O G-20 é formado pelos países do G-7 —EUA, Canadá, Japão, Alemanha, Reino Unido, Itália e França —, além de Rússia, com o qual formam o G-8; mais Brasil, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, China, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, México, África do Sul e Turquia; e União Européia como bloco de países.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.