| 06/11/2008 11h49min
O presidente do Banco do Brasil (BB), Antonio Francisco Lima Neto, confirmou hoje que a instituição financeira fará um empréstimo de R$ 4 bilhões aos bancos de montadoras de veículos por meio de linhas de crédito interbancárias. Ele acrescentou que o Banco do Brasil receberá como garantia as carteiras de crédito dos bancos das montadoras. Lima Neto esclareceu que será disponibilizado já nesta semana R$ 1 bilhão.
Segundo Lima Neto, os juros serão os cobrados habitualmente nas linhas interbancárias (CDIs), com base no perfil de risco de cada banco.
— Aí, é caso a caso — explicou Lima Neto, que está no Palácio do Planalto para participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o "Conselhão".
O prazo de financiamento também é o convencional das linhas de CDI, mas o presidente do BB destacou que será possível dar financiamentos com prazos a partir de seis meses. Ele observou que, com a escassez de crédito (causada pela crise
financeira internacional), o prazo
nas linhas de crédito interbancário chegou a cair para 60 dias.
Ele explicou que os bancos de montadoras têm, nas linhas interbancárias, a sua principal fonte de financiamento, mas, como essas linhas secaram (com a crise financeira), o BB garantirá o fluxo de crédito e dará uma motivação de financiamento para o fim do ano.
O presidente do BB informou que a estimativa de recursos foi feita em conjunto com os bancos de montadoras.
— Acredito que, quebrando essa inércia, os outros bancos também poderão dar linhas interbancárias para os bancos de montadoras — previu.
Entenda a crise
ZEROHORA.COM, COM AGÊNCIASGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.