| 05/11/2008 14h41min
O setor privado dos Estados Unidos empregou em outubro 157 mil pessoas a menos que no mês anterior, informou nesta quarta-feira a empresa de análise Automatic Data Processing (ADP). Os dados, publicados dois dias antes de o governo dos EUA divulgar os números oficiais, são piores que o esperado pelos analistas de Wall Street, que calculavam uma perda de 100 mil empregos no setor privado em outubro.
— O relatório sobre o emprego nacional em outubro dá evidências de que o mercado de trabalho continua se debilitando — assegura a ADP, que também adverte que seu documento não reflete o impacto da greve dos 27 mil funcionários da indústria aeroespacial entre setembro e outubro.
Por setores, a produção de bens ocupou em outubro 126 mil pessoas a menos que em setembro, incluídas 85 mil a menos na área manufatureira, enquanto a área de serviços deu emprego a 31 mil trabalhadores a menos. Trata-se da primeira perda de emprego registrada no setor de serviços desde novembro de
2002, destacou a ADP em
comunicado. Segundo a firma, o setor de construção empregou em outubro 45 mil pessoas a menos que em setembro, o que representa a 23ª queda mensal consecutiva.
As grandes empresas, que têm 500 ou mais empregados, deram trabalho a 41 mil pessoas a menos em outubro, as médias (entre 50 e 499 trabalhadores) 91 mil trabalhadores a menos, e as pequenas (menos de 50 trabalhadores) ocuparam 25 mil funcionários a menos que no mês passado. Wall Street costuma levar em conta os dados da ADP como um indicador do que poderia ser os números oficiais de desemprego do governo, que serão divulgados na sexta-feira.
Entenda a crise
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.