| 05/11/2008 13h23min
O Prêmio Nobel de Literatura José Saramago considera que a primeira medida política que deveria ser tomada pelo democrata Barack Obama como novo presidente dos Estados Unidos teria que ser "deitar abaixo a vergonha" que representa o "campo de concentração (e de tortura)" de Guantánamo e "pedir desculpas" a Cuba.
No blog do escritor português, aparece nesta quarta uma reflexão sobre as eleições americanas, escrita quando os colégios eleitorais ainda estavam abertos.
Diante da esperada vitória do candidato democrata, Saramago reconhece que "andamos sonhando há um ano e meio" com quem seria o novo presidente dos Estados Unidos. Saramago explica que sua resposta a uma rede de rádio portuguesa interessada em saber qual seria a primeira medida de governo que proporia a Obama foi a favor do desmantelamento da base militar de Guantánamo, de "mandar regressar
os marines, deitar abaixo a vergonha que esse
campo de concentração representa, virar a página e pedir desculpa a Cuba".
— E, de caminho, acabar com o bloqueio, esse garrote com o qual, inutilmente, se pretendeu vergar a vontade do povo cubano — acrescenta o escritor, que considera que o resultado eleitoral pode acabar "investir a população americana de uma nova dignidade e de um novo respeito".
Na sua opinião, o candidato republicano John McCain, um "herói" da guerra do Vietnã, "nunca ousaria liquidar" Guantánamo e desmontar a própria base "até o último parafuso", deixando o espaço ao povo cubano, "seu legítimo dono".
Perfil, análises, fotos e comentário sobre
o novo presidente dos Estados Unidos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.