| 05/11/2008 07h39min
Em meio à crise financeira com epicentro nos EUA e às guerras no Iraque e no Afeganistão, Barack Obama terá pouco mais de dois meses antes da posse, no dia 20 de janeiro de 2009, para preparar seu governo. Nesse período, uma equipe já pede passagem. Confira alguns nomes:
Departamento de Defesa
Entre os nomes mais cotados para comandar o Pentágono, uma das mais importantes posições do governo, está o do general da reserva Colin Powell. Powell já foi secretário no governo do republicano George W. Bush, mas em uma área diferente, a da diplomacia.
América Latina
Dan Restrepo, um dos principais assessores de Obama para a América Latina, tem na ponta da língua alguns dos objetivos presidenciais, como a luta contra o narcotráfico e mudanças em relação a Cuba. Restrepo é diretor da seção para as Américas do Center for American Progress.
Transição
John Podesta, ex-secretário-geral da Casa Branca no governo de Bill
Clinton, vai comandar a equipe encarregada da transição. É um dos homens mais ouvidos pelo novo presidente. Terá uma função essencial no período anterior à posse.
Departamento do Tesouro
Ex-secretário de Bill Clinton, Lawrence Summers fez parte do grupo de assessores econômicos da campanha. Embora também esteja na lista o ex-presidente do Federal Reserve do Estado de Nova York Tim Geithner, Summers pode ser o homem contra a crise.
Mulher e parceira
Michelle Obama não será uma simples primeira-dama. Conselheira do marido, ela comanda comícios e navega com tranqüilidade por assuntos como a guerra no Iraque e o sistema de saúde americano. Aproxima o marido da população feminina e negra.
Departamento de Estado
Na diplomacia, fundamental para negociar um novo mapa geopolítico, o ex-candidato à Casa Branca
John Kerry, o governador do Novo México, Bill Richardson, ou ainda o ex-embaixador na ONU Richard Holbrooke são
conselheiros do futuro presidente. Podem acabar no secretariado.
Departamento de Energia
Não havia como ser diferente: o Nobel da Paz Al Gore, democrata, ex-vice-presidente e ex-candidato a presidente em 2000 é um conselheiro e tanto em uma área extremamente sensível para o futuro da humanidade: o ambiente.
Segurança Nacional
Conselheira de Obama, Susan Rice deve ser a secretária. O tema é relevante, e a presença de Susan na equipe de conselheiros do futuro presidente foi essencial no estabelecimento de metas importantes no programa de governo.
Perfil, análises, fotos e comentário sobre
o novo presidente dos Estados Unidos
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.