| 02/11/2008 09h57min
O primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, estão atualmente empenhados em uma versão muito particular da corrida à Casa Branca, segundo um jornal britânico. Cada um quer ser o primeiro a ser recebido no Salão Oval pelo próximo presidente dos Estados Unidos, seja este John McCain ou Barack Obama.
Segundo o The Sunday Telegraph, os diplomatas britânicos em Washington receberam instruções para fazerem todo o possível para que Brown deixe Sarkozy para trás e se torne o primeiro político europeu a ser recebido pelo próximo chefe de Estado americano, que tomará posse em 20 de janeiro.
Em Londres, acredita-se que, se Obama vencer, o primeiro-ministro britânico terá grandes chances de derrotar o presidente francês nessa disputa, já que ambos são de centro-esquerda. Além disso, o embaixador britânico em Washington, Nigel Sheinwald, tem vínculos estreitos com a equipe que assessora o candidato democrata em política externa e
economia.
No
entanto, para posar com o futuro presidente dos EUA, talvez nenhum dos dois líderes europeus tenha que esperar tanto. Daqui a duas semanas, acontece em Washington a reunião que o atual ocupante da Casa Branca, George W. Bush, convocou para tratar da atual crise financeira internacional, e o vencedor das eleições americanas de terça-feira talvez esteja na cidade. Nesse caso, Sarkozy poderia sair na frente, já que, ao contrário do que ocorre com Brown, a autopromoção não causa nenhum constrangimento ao presidente francês.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.