| 30/10/2008 16h46min
O dólar comercial fechou nesta quinta-feira em baixa de 1,77%, cotado a R$ 2,105 para venda no mercado interbancário de câmbio. Apesar da queda, a moeda americana acumula alta de 10,50% no mês e 18,59% no ano.
Entre os fatores que ajudaram a reforçar a desvalorização da moeda americana está o anúncio da retração na economia dos EUA de 0,3%, que foi menor do que os 0,5% esperado por analistas. O dólar operou em queda desde o início do pregão repercutindo a redução na taxa de juros dos EUA.
As intervenções do Banco Central (BC) no mercado cambial também refletiram na queda da moeda americana. O BC fez nesta quinta leilões simultâneos de dólares com compromisso de recompra e também uma nova oferta de contratos de "swap" cambial tradicional.
Outro fator foi o anúncio ontem de que o BC americano (Fed) disponibilizou linhas de "swap" de moedas com Brasil, México, Coréia do Sul e Cingapura, de volume de US$ 30 bilhões cada, para tentar melhorar as
condições de liquidez nos mercados.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.