| 30/10/2008 10h44min
A produção de carros na fábrica da General Motors (GM) em Gravataí ficará parada por 20 dias em novembro. A medida, anunciada hoje pela empresa, foi justificada pela crise financeira mundial.
Segundo o comunicado da montadora, "face à a restrição de crédito que já impacta o mercado brasileiro, e visando adequar os estoques da fábrica e da rede de concessionários Chevrolet, a GM do Brasil decidiu pela paralisação da produção da unidade". Em Gravataí, são fabricados os modelos Celta e Prisma.
No complexo, que reúne as fábricas da GM e de sistemistas (fornecedores), trabalham 5,2 mil pessoas. A empresa não informou o período exato da paralisação, e nem as condições em que os funcionários serão dispensados do trabalho. Conforme o Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, serão concedidas uma licença remunerada a partir da próxima segunda-feira e férias coletivas, começando no dia 17.
Amanhã, sexta-feira, é o último dos três dias de parada estratégica
anunciados para outubro. Os day offs,
segundo a fábrica, foram adotados para readequar a produção destinada à exportação, reduzida de 90 mil para 80 mil unidades. Outros quatro day offs haviam sido previstos em novembro.
O complexo de Gravataí produz em média 19 mil carros por mês. Com 20 dias de paralisação, mais de 17,5 mil deixam de ser fabricados.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.