| 30/10/2008 16h27min
O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira, durante audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, que o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciará até amanhã regras adicionais para leilões em dólares direcionados a exportadores, e para impedir a paralisação de crédito no mercado. Segundo ele, a concessão de crédito terá, em outubro, queda de 5% na média diária.
Meirelles disse que medidas em estudo pelo Banco Central favorecerão o aumento de liquidez de bancos de pequeno e médio porte e que as novas medidas são complementares às anteriores, no sentido de fazer com que os recursos cheguem à ponta.
— Direcionaremos uma parte dos dólares vendidos nos leilões para as linhas de adiantamento sobre contrato de câmbio e de adiantamento sobre cambiais entregues. Há boas possibilidades de o Brasil sair melhor da crise — adiantou.
O presidente do BC apontou como indicativos a massa salarial
crescida, o aumento de empregos formais,
as reservas elevadas, o comportamento favorável da dívida pública e a diversificação de exportações, que, segundo ele, está maior que a de nossos competidores diretos.
— Em momentos de crise extrema, países de economia aberta sofrem mais, e este não é o caso do Brasil — afirmou Meirelles.
Entenda a crise
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.