| 16/09/2008 21h48min
O governo dos Estados Unidos disponibilizou nesta terça-feira dois aviões para os americanos que queiram deixar a Bolívia, cujas relações com Washington pioraram na última semana e que vive um momento de grande tensão social e política. Em comunicado divulgado em Washington e em La Paz, o Departamento de Estado informou que os americanos que quiserem poderão deixar a Bolívia rumo a Lima, no Peru, em dois vôos especiais habilitados para a ocasião.
O comunicado lembra que todas as companhias comerciais mantêm, por enquanto, seus vôos, com exceção dos da American Airlines entre Bolívia e Miami, que foram cancelados até domingo. O Departamento de Estado americano informou que todos os aeroportos estão abertos por enquanto, com exceção dos das cidades de Tarija, Trinidad e Cobija, nos departamentos de Tarija, Beni e Pando, respectivamente.
"Encorajamos os cidadãos americanos que estão na Bolívia a deixar o país se sua situação permitir, e quem decidir permanecer deve ficar
atento, estar alerta às
notícias da imprensa, e adotar as medidas de segurança que acharem necessárias", diz o governo dos EUA no comunicado. "Os cidadãos americanos devem ter consciência de que pode haver protestos e as ruas podem ser bloqueadas, pelo que não recomendamos viajar para a Bolívia. Sob hipótese nenhuma deve-se tentar atravessar uma barricada na rua, embora pareça que não haja ninguém", adverte o comunicado do Departamento de Estado americano.
Os cidadãos "devem saber que qualquer protesto que pareça pacífico pode se transformar em um confronto violento com as forças de segurança", acrescenta.
O Departamento de Estado americano informou que, devido aos protestos e manifestações convocadas, os serviços da embaixada permanecerão fechados, e igualmente, autorizou os funcionários não essenciais a deixar o país.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.