| 16/09/2008 06h21min
As bolsas asiáticas encerraram em forte queda nesta terça-feira, após o pedido de concordata do banco de investimentos americano Lehman Brothers. O impacto do caso Lehman só foi sentido neste pregão nas maiores bolsas asiáticas — Japão, Hong Kong e Coréia do Sul — pois nesta segunda-feira foi feriado nesses países.
O índice Hang Seng da Bolsa de Hong Kong terminou a sessão em forte queda de 5,4%. Já o índice Nikkei da Bolsa de Tóquio desabou 5,06%, a maior baixa em três anos. O indicador Topix, que reúne todos os valores da primeira seção, caiu 5,63%.
As ações dos bancos japoneses credores do Lehman Brothers, como Mizuho, Mitsubishi UFJ, Sumitomo Mitsui, Aozora Bank e Resona Holdings, foram as mais prejudicadas. As instituições financeiras do Japão têm comprometidos US$ 1,67 bilhão no Lehman Brothers, segundo o banco de investimento que declarou estar em quebra. Entretanto, esse dado não prejudicará o sistema financeiro, segundo o governo japonês.
O índice Kospi da Bolsa de Seul, na
Coréia do Sul, fechou em queda de 6,10%. O indicador de valores tecnológicos Kosdaq perdeu 8,06%. A Bolsa de Shanghai encerrou o dia em queda de 4,47%, assim como a Bolsa de Taiwan (4,89%), seu nível mais baixo dos últimos 35 meses. As informações são do G1.
Bolsas asiáticas sentiram maior impacto nesta terça. Na foto, a Bolsa de Valores de Manila, nas Filipinas
Foto:
Dennis M. Sabangan, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.