Notícias

 | 13/09/2008 15h59min

Exportação de gás boliviano ao Brasil está normalizada, diz petrolífera

País começou a receber 30 milhões de metros cúbicos diários de gás

A exportação de gás natural para o Brasil foi totalmente normalizada, informou neste sábado a empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). A Argentina, entretanto, continuará enfrentando a escassez do hidrocarboneto por mais alguns dias.

O presidente da YPFB, Santos Ramírez, confirmou em entrevista coletiva que o Exército tomou o controle das instalações e usinas petrolíferas que estavam ocupadas por grupos radicais opositores e várias operações foram normalizadas. Segundo Ramírez, começaram a ser exportados ao Brasil os 30 milhões de metros cúbicos diários de gás estabelecidos nos contratos com a Bolívia, depois que foi encontrada uma solução à redução de três milhões de metros cúbicos que causou a explosão em um gasoduto do sul do país.

Na quinta-feira passada, também foi completamente resolvido um corte de outros 14 milhões de metros cúbicos causado por um incidente na manipulação de uma válvula em um gasoduto.

No caso da Argentina, a exportação foi reduzida a 1,2 milhão de metros cúbicos diários, frente aos dois milhões enviados há vários meses e que já refletiam uma substancial diminuição frente aos 7,7 milhões fixados no contrato bilateral.

Ramírez disse esperar que nos próximos dias a situação da exportação à Argentina seja regularizada, uma vez que superem as dificuldades que se mantém em um campo do sul do país chamado Vuelta Grande, ocupado por manifestastes.

Há dois dias, o Exército boliviano reforçou o controle de várias instalações petrolíferas com o objetivo de resolver os conflitos, que afetam, além disso, o fornecimento de combustíveis ao mercado interno.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.