| 15/09/2010 17h26min
As honras da casa... Improvisadas!
Dizem que receber é uma arte. Também não seria nenhum exagero dizer que equilibrar a vida profissional com vida pessoal hoje em dia, a ponto de arrumar um tempinho para preparar a casa e reunir os amigos, é também uma façanha de artista!
>> Qual é a sua dica para uma receita improvisada?
Mas, sem nada de especial para oferecer aos convidados, é possível ser um bom anfitrião? Pois saiba que com um pouco de criatividade e desembaraço, dá para agradar a todos mesmo sem preparar um quitute especial ou organizar a casa. O mais importante é aproveitar a companhia...
Atualmente, as regras do bem receber têm muito mais a ver com bom humor e cordialidade do que com a formalidade de outras épocas. Afinal, hoje em dia, qualquer oportunidade para reunir os amigos deve ser aproveitada. Assim, mesmo que não tenha nada de especial para servir, não deixe de receber as pessoas que você gosta em sua casa. “Pense que a pessoa foi à sua casa para ver você, para passar um tempo com você”, lembra Janir Jurado, consultora de etiqueta do Senac São Paulo.
Aproveite o que você tem em casa
Ser pego desprevenido tem até seu charme: a agitação do milênio transformou o improviso, que já foi sinônimo de desleixo, em toque pessoal. Com o básico do dia-a-dia, já dá para preparar aperitivos apetitosos e práticos, como um patê de maionese. É só misturar com queijo ralado, picles ou cebola ralada com queijo, e servir com fatias de pão torrado (ótima idéia para aproveitar o pão que sobrou do dia anterior).
Outra opção é oferecer biscoitos com chá, suco, café e até mesmo um licor. Por isso, é interessante incluir esses itens nas compras da semana. Além de serem sempre uma boa pedida para entreter convidados de última hora e visitas que chegam de repente, são também petiscos saborosos para todo dia.
Mas se a geladeira estiver vazia e a despensa também, ofereça a famosa “água gelada” e nem pense duas vezes antes de ligar para o seu restaurante predileto. “Peça uma pizza por telefone”, sugere Janir. Simples assim!
>> Deu fome? Peça pelo Delivery!
Sempre cabe mais um
Em tempos de despojamento, nem a falta de espaço é motivo para cancelar a reunião entre amigos. Se o sofá ficou pequeno para os convidados, vale oferecer almofadas, pufes, banquinhos, cadeiras de cozinha.
Quem for mais íntimo pode se acomodar até no tapete. Nessas ocasiões, o importante é fazer com que as pessoas sintam-se bem e queridas. “Ficar insistindo para que o convidado coma ou beba é deselegante. Ofereça o que tiver e deixe-o à vontade”, ensina Janir.
>> Procurando sofás em Curitiba? Confira aqui!
O assunto é...
Tão importante quanto garantir comes e bebes para todos é saber manter o clima de gentileza na casa - desentendimentos entre convidados são muito desagradáveis. Para evitar discussões mais acaloradas, confie na sua intuição e tente aproximar pessoas que você acredita terem interesses em comum. Cabe ao anfitrião dar o tom das conversas. “É bom evitar assuntos polêmicos ou perguntas constrangedoras. Falar dos ausentes também é indelicado. O bom papo é aquele do qual não nos lembramos no dia seguinte”, afirma a consultora de etiqueta.
Pode parecer contraditório, mas a etiqueta está na moda. A procura pelos cursos especializados cresce a cada dia, sem distinção de idade ou sexo. Para a consultora do Senac, este crescimento se deve ao fato de que as empresas têm buscado cada vez mais funcionários com bom marketing pessoal.
Companhias que oferecem planos de carreira estão mais exigentes quanto ao comportamento social de seus profissionais, que devem demonstrar a mesma competência tanto no trabalho, quanto nas relações interpessoais. “Educação, gentileza e boas maneiras nunca fizeram mal a ninguém”, avalia Janir.
Fonte: Unilever
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.