| 22/06/2010 10h28min
O casamento é uma festa, e como todas as festas existem algumas etiquetas a serem seguidas. Algumas atitudes ou mesmo alguns detalhes podem causar constrangimento durante estes eventos e é bom evitar.
Brincadeirinhas constrangedoras como a de passar a gravata, aquela em que a gravata do noivo é cortada pelos padrinhos e os pedacinhos são vendidos para arrecadar dinheiro para uma suposta lua de mel dos noivos.
Tanto que versões mais modernas desta brincadeira surgiram, como a criação de pequenas gravatinhas que confeccionadas, mas apenas como lembrancinhas. Alguns também usam um sapato da noiva para esta arrecadação ou mesmo um bicho de pelúcia durante a festa – geralmente uma vaquinha.
Outros detalhes ajudam no andamento da festa
Evitem convidar pessoas por obrigação, muito menos para parecer politicamente correto. A medida afasta pessoas que possam estragar a festa e ainda evita que o casal estoure o orçamento. Amigos e parentes próximos não podem ficar longe. Procurem dar atenção a todos os convidados.
Conversem, circulem, andem por todas as mesas, sejam atenciosos com todos os presentes e cumprimentem todos os convidados. As fotografias com todos os presentes são importantes.
Comida
Faça a sua parte para evitar que os convidados passem vergonha. O casal pode servir uma ceia no final da festa ou um bom café da manhã – principalmente para aqueles que bebem muito – e se possível providenciar meios de transportes (vans, táxi, etc).
Para os convidados...
Temos notas falando da roupa da noiva e do noivo, por isso vamos falar sobre quem vai à festa. Por exemplo, no casamento vestir jeans e camiseta ou qualquer variação em cima deste tema é falta de consideração com os noivos – além do risco de você ser motivo de comentários na festa.
Por mais simples que seja, a ocasião pede uma roupa formal (que deverá vir descrita no convite). Para as madrinhas, vestidos branco, marfim, bege claro ou outra cor deste estilo não é de bom grado, já que são todas essas cores tradicionalmente são da noiva.
Leia Mais:
» Vai ser madrinha? Leia mais detalhes aqui!
» Vai ser noiva? Leia mais detalhes aqui!
» Vai ser noivo? Leia mais detalhes aqui!
Presentes e lembranças
Não leve o presente para a festa e muito menos para a igreja. Mande entregar ou entregue pessoalmente na casa dos noivos. Se não der tempo guarde o presente no carro até o final da festa e entregue na saída. Não vá até a festa sem comparecer na cerimônia religiosa.
Essa atitude nada simpática pode passar a impressão de que o convidado foi apenas para comer ou beber – ou ambos.
Aliás, é de bom grado evitar encher a cara ou fumar, principalmente em ambientes fechados. Se não tiver cinzeiros em áreas específicas, nem pense nisso.
» Leia aqui sobre a Lei Anti Fumo!
Outro ato deselegante é pedir para levar mais de uma lembrancinha ou mesmo um pedaço de bolo. Os convidados são contados, por isso cada um só pode levar uma recordação. O mesmo vale para os arranjos de mesa, que algumas pessoas insistem em querer levar para casa. Portanto, esses elementos não são lembranças, certo?
Na hora do buquê, apenas os parentes ou as amigas da noiva podem tentar a ‘sorte’. Se você não pertencer às duas categorias, nem tente. Não tem nada mais desagradável do que alguém desconhecido conseguindo catar este símbolo do matrimônio.
(Fotos: Sxc / Divulgação)
HAGAH PR
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.