| 27/05/2010 17h13min
Alguns chamam de estilo, outros de falta de dinheiro e outros de um mero capricho. Não importa o motivo, mas ter em casa um móvel usado pode ser uma verdadeira dor de cabeça. São muitas as armadilhas no mercado e antes de dar uma passada na Rua Riachuelo vale uma lidinha no nosso pequeno guia pra móveis usados.
Qual artefato, móvel ou artigo de decoração você compraria em uma loja de usados?
Já chegue nas lojas sabendo que algumas realmente vendem coisas antigas, confeccionados em outros tempos, mas tem lojas que conseguem réplicas e vendem como se fossem antigas. Tente descobrir a origem do móvel/peça, veja detalhes como possíveis etiquetas ou detalhes como cor desbotada ou a própria estética do que se quer comprar. Um especialista pode ajudr nesta tarefa!
Se você achou uma peça original, comprou e percebeu que alguns detalhes precisam de reforma, basta chamar um profissional para deixar a tudo zerado. Caso este seja o seu objetivo, ou seja, comprar a coisa desgastada para você mesmo tentar reformar, então mãos na massa!
Por exemplo, lascas pequenas podem ser eliminadas com aplicação de massa corrida especial para madeiras seguida de uma pintura com tinta esmalte ou mesmo um spray. Vai da sua criatividade e do material que você encontrar.
Outras pessoas adoram este tipo de antiguidade judiada justamente pó estar assim: judiada! Para estas pessoas é só comprar, levar e ser feliz com a nova aquisição.
Detalhes reveladores
Buraquinhos na madeira significa que cupins já passaram por ali e provavelmente á peça já está comprometida. Passe longe ou se você REALMENTE gostou, leve e faça um verdadeiro tratamento com um produto anti cupim. Use com muita moderação, já que este tipo de móvel pode ceder devido ao enfraquecimento.
Aparelhos eletrônicos
TVs e sons podem apresentar problemas logo de cara. Teste no local por várias vezes, ligue e religue,acabe com a paciência do vendedor e veja se as saídas de imagem e de som estão boas. Para aparelhos que tocam discos de vinil veja se a rotação do prato do disco está certinha e se a agulha ainda está lá – muitas vezes estes aparelhos são vendidos sem a parte principal do tocador.
Geladeiras e máquinas de lavar roupas muitas vezes não apresentam o motor original, mas isso não é problema. Faça a mesma coisa, ligue várias vezes e escute o barulho do motor. Este tipo de produto acaba consumindo muita energia, cuidado. No caso dos eletrônicos, nunca saia da loja sem uma garantia de, no mínimo, seis meses.
Espelhos e vidros
Passe por cima de possíveis manchas pequenas em espelhos de penteadeiras, por exemplo, já que a ação do tempo é mesmo implacável. Alguns acham um verdadeiro charme, um feito bem bacana para a decoração do ambiente, mas cuidado com exageros: muitas manchas não ajudam em nada. Para rachaduras, tente negociar apenas a moldura e mande fazer um novo espelho. O mesmo vale para vidros.
Estofados
Corra de colchões, só compre por necessidade absoluta. Para sofás, poltronas e cadeiras com estofados analise se a estrutura está boa e mande refazer toda a parte interna. Higienize tudo antes de usar, pincipalmente os tapetes.
Procure sempre pechinchar, abaixe o preço e negocie sempre que puder mas cuidado: não é tudo que é antiguidade. As verdadeiras são vendidas em antiquários apenas, a maioria com certificados de autenticidade e preços mais elevados. Brechós como as da Riachuelo tem, na sua maioria, lojas de móveis usados mesmo – o que não tira o mérito da compra.
Mas o maior e mais significativo representante do mercado de usados de Curirtiba é, sem dúvida, o Mercado das Pulgas. Com mais de vinte anos de existência, o local conta com um acervo que vai dos órgão alemão do século passado aos esofados recentes, passando por todo tipo de bujiganga como óculos de sol dos anos setenta, moedas antigas, cadeiras austríacas e qualquer cosia antiga para decoração.
Órgão alemão no Mercado das Pulgas
Não muito raro, colecionadores de brinquedos passam por ali também em busca de antigas novidades no meio de mais de 80 mil ítens.
O local é tão famoso que tem até mesmo um canal na TV por assinatura só dele que fica o tempo todo mostrando móveis antigos e modernos, mesas de jantar, estofados, cristaleiras, telas, antiguidades, peças finas, tapeçarias, prataria e muitas curiosidades, jogos de quarto, equipamento musical, artigos esportivos, discos, livros, equipamentos comercias para restaurantes...
De qualquer modo, bom garimpo pelas ruas de Curitiba!
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Autogestão - © 2010 PenseImoveis.com.br • Todos os direitos reservados.