| 07/11/2005 20h17min
A Comissão Européia (CE, braço executivo do bloco europeu) anunciou hoje que destinará no próximo ano 30 milhões de euros para combater a gripe aviária nos países asiáticos. A assistência do bloco tem como objetivo ajudar os países asiáticos menos desenvolvidos com a realização de planos a médio e longo prazos e com a solução de problemas estruturais, como o reforço dos serviços veterinários e de saúde pública.
A distribuição da ajuda será decidida quando houver uma avaliação internacional das necessidades a médio e longo prazos, explicou em entrevista coletiva Mireille Thom, uma porta-voz do bloco.
– Durante sua reunião sobre gripe aviária na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, os especialistas internacionais debaterão as necessidades dos diferentes países asiáticos – especificou Thom.
A comissária de Assuntos Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, insistiu que "a Comissão está preparada para dar assistência, em particular às estratégias a médio e longo prazos dos países menos desenvolvidos da Ásia", que, segundo a CE, são necessárias devido ao ressurgimento ali da gripe aviária nos últimos três anos e sua rápida expansão a outras regiões do mundo.
AGÊNCIA EFE