| 03/11/2005 22h31min
O Botafogo derrotou o São Caetano por 1 a 0 hoje no Luso-Brasileiro, pela 36ª rodada do Brasileirão. O gola da vitória alvinegro foi marcado por Ruy, logo no primeiro minuto de jogo. Com o resultado, o time carioca pulou para a décima posição, com 50 pontos, e está mais próximo de uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2006.
No próximo domingo, o Botafogo voltará a campo, desta vez para enfrentar o Flamengo, no clássico que será disputado em Volta Redonda. O São Caetano, em 15°, com 44 pontos, por sua vez, receberá o Vasco, no mesmo dia.
O Alvinegro começou a todo vapor, abrindo o placar logo em sua primeira chegada ofensiva. A um minuto, a equipe carioca saiu para o ataque em velocidade pela esquerda. Ramon recebeu e deixou Ruy livre para tocar na saída de Silvio Luis.
Trocando passes com precisão, o Botafogo quase aumentou aos seis, após boa trama pela direita. Jonílson chutou da entrada da área, mas em cima do goleiro do
Azulão.
O time visitante chegou a balançar a rede
carioca aos 11 minutos, mas o árbitro Márcio Resende de Freitas, acertadamente, assinalou falta de Gustavo no goleiro Lopes.
A última chance da primeira etapa foi do São Caetano. Aos 43, Lopes saiu mal do gol, Jean testou por cobertura, mas Rafael Marques tirou de cabeça, quase sobre a linha, mantendo a vantagem alvinegra.
Com Dimba e Canindé nos lugares de Jean e Neto, respectivamente, o Azulão voltou para o segundo tempo mais agressivo e quase empatou aos cinco minutos. Somália pegou rebote de cobrança de escanteio e tocou para fora, rente ao poste direito.
O Botafogo recuou e passou a errar passes, proporcionando que os visitantes crescessem na partida. Aos 11, Júlio César fechou para o meio e chutou para boa defesa de Lopes.
Somente aos 15 minutos o Alvinegro chegou com perigo, com Caio cabeceando à direita, mas para fora. Aos 19, veio o troco do Azulão, quando o regular Jonílson falhou e Somália, livre, chutou na trave
esquerda, com o goleiro batido.
A partida ficou
aberta, com as duas equipes buscando o ataque. Mas era o Azulão quem ameaçava. Aos 38, Claudecir recebeu livre na direita, mas chutou em cima de Lopes, perdendo boa oportunidade para empatar. Aos 41, foi a vez de Edílson assustar, finalizando à direita, rente à trave direita. E, aos 43, Dimba teve tudo para marcar, mas perdeu na pequena área, com o gol vazio, e jogou fora o empate do São Caetano.