| 03/11/2005 22h24min
O Vasco deu um importante passo para fugir do rebaixamento à Série B na noite desta quinta. Em São Januário, o time cruzmaltino bateu o Atlético-PR por 2 a 1 e saltou para a 16ª posição na tabela, com 43 pontos. Já o Furacão perdeu uma posição e agora é o nono, com 51 pontos. Morais abriu o placar para o time carioca, aos 15 minutos do primeiro tempo. Anderson ampliou, aos 11 da etapa final, e Lima desconto para o time paranaense, aos 25.
O jogo começou movimentado, mas o elevado número de passes errados de ambos os times contribui para que não houvesse oportunidades claras de gol nos primeiros minutos. O Atlético-PR ficava com a posse da bola por mais tempo, mas insistia nas jogadas aéreas, o que complicou por algumas vezes a confusa zaga dos donos da casa.
O Vasco tinha facilidade para chegar até a intermediária adversária, mas, assim como o rubro-negro paranaense, não levava perigo efetivo. Aos 15 minutos, porém, na primeira vez em que acertou uma jogada ofensiva, o time da casa abriu o placar. Morais tabelou com Abedi, driblou zagueiro e bateu forte com a perna esquerda. Foi o quinto gol do camisa 10 vascaíno na competição.
Dando a impressão de que melhoraria dentro de campo, o Atlético-PR quase chegou ao empate logo no início da segunda etapa. Aloísio recebeu cruzamento da direita e tentou girar para finalizar. Antes que o atacante completasse o movimento, porém, Wagner Diniz chegou para aliviar o perigo.
O Vasco não fazia uma boa exibição, mas contava com o talento de Morais, em noite inspirada. O meia recebeu de Romário, avançou com velocidade pela direita, deixou um marcador no chão e cruzou na medida para Anderson cabecear sem ser incomodado por nenhum zagueiro atleticano, aos 12 minutos. Foi o terceiro gol do atacante, que havia entrado no lugar de William, machucado, no Brasileiro.
O segundo gol sofrido mexeu com os nervos dos jogadores do Atlético-PR. Sob os gritos de olé da torcida vascaína, alguns cometeram algumas faltas violentas, mas ninguém foi expulso. Com os ânimos mais calmos, o Furacão conseguiu diminuir, aos 25 minutos. Marin cruzou pela esquerda e Lima cabeceou no canto direito de Roberto.
O Vasco sentiu o baque e recuou muito. O time de Evaristo foi para cima e, na base do abafa, quase chegou ao empate, com Lima e Aloísio. Os donos da casa, no entanto, conseguiram suportar a pressão e asseguraram a importante vitória na luta para escapar do rebaixamento na próxima temporada.
AGÊNCIA PLACAR