| 25/10/2005 14h26min
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo vai antecipar a campanha de vacinação contra a febre aftosa a partir desta quarta, dia 26, em todo o Estado. Todos os pecuaristas poderão iniciar a aplicação da segunda dose anual de imunização, que deve ser realizada até 30 de novembro, como previsto no calendário estadual. A etapa deveria começar em 1º de novembro, mas foi antecipada após o aparecimento da doença em Mato Grosso do Sul e suspeita no Paraná.
Outra ação que entra em vigor a partir desta quarta é a suspensão de eventos com aglomeração de animais suscetíveis a doença, caso de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos. Esta segunda medida, segundo avaliação técnica da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão da Secretaria, é também uma ação preventiva, pois quanto menor a concentração de animais, mais baixas são as possibilidades de transmissão da doença.
– São duas medidas necessárias. Estamos tomando todos os cuidados sanitários para evitarmos o aparecimento da doença – afirma o secretário de agricultura, Duarte Nogueira.
Além destas ações, São Paulo faz um trabalho de rastreamento e monitoramento de todo o rebanho de bovinos, bubalinos, caprinos e ovinos que vieram do Paraná no mês de outubro. Também foram criados corredores sanitários na divisa dos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná. O Estado responde por mais de 60% do abate e exportações de carne do Brasil.
GOVERNO DE SÃO PAULO