| 25/10/2005 09h22min
Fazendas das cidades de São Carlos, Restinga e Itapetininga foram interditadas por terem gado que participaram de exposição em Londrina, no Paraná, onde foi detectado foco de febre aftosa. Também as fazendas que receberam gado comprado no Paraná no mês de outubro, em 24 cidades, estão sendo vistoriadas. Todo o gado vindo do Paraná ou que participou da exposição em Londrina está sendo examinado e isolado dos demais.
São Paulo é o principal corredor de exportação de carne bovina no país e não registra febre aftosa há 10 anos. Segundo o secretário Antonio Duarte Nogueira Junior, foram criados corredores sanitários para controle da carne que chega ao Estado proveniente de Mato Grosso do Sul, onde foram registrados os primeiros focos da doença, e do Paraná.
– Estamos blindando o estado de são Paulo para a entrada de carne e produtos de outros estados. Vamos começar provavelmente hoje a vacinação dos animais para ganhar uma semana na imunização. Qualquer ação para ganhar um pouco mais de segurança iremos fazer – afirmou o secretário.
O gado das fazendas interditadas ficarão em observação e isolados por 30 dias. Segundo o secretário, os exames feitos até agora não indicaram sinais da doença.