| 25/10/2005 01h27min
A China detectou um novo caso de gripe aviária, o segundo em uma semana, na província oriental de Anhui, informou hoje Noureddin Mona, funcionário da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO) naquele país.
Segundo Mona, 500 das 2,1 mil aves infectadas na cidade de Changtian morreram. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde chinês não confirmaram este novo caso, detectado uma semana depois do foco da Mongólia Interior, o quinto entre aves registrado na China este ano.
Na Alemanhã, também nesta terça, veterinários examinarão 25 gansos e patos achados mortos ontem em um tanque no oeste do país. Há o temor de que estejam infectados com o vírus da gripe aviária. Os animais seriam aves migratórias de origem desconhecida e não aves freqüentadoras da região de Heimbach-Weiss.
O comunicado da polícia local informa que seria "puramente especulativo" assegurar que as aves morreram de gripe aviária enquanto não forem feitos os exames. As aves foram tiradas do lago pelos bombeiros de Neuwied e algumas delas morreram depois disso com fortes convulsões, acrescenta o comunicado. No mesmo lago havia cisnes e outras aves que, por enquanto, não apresentam sintomas de estarem doentes.
As autoridades alemãs examinarão tanto as aves achadas mortas no lago como as águas do mesmo para determinar se há infecção.
AGÊNCIA EFE