| 25/10/2005 01h17min
Um jovem de 23 anos é quarta vítima da gripe aviária na Indonésia. A confirmação é do Ministério da Saúde do país, após resultados de exames apontarem que a morte foi causada pelo vírus causador da doença.
A análise da mostra do paciente feita por um laboratório em Hong Kong, cujos resultados foram conhecidos nesta segunda, verificou que o doente, oriundo de Bogor (Java Central), foi portador do vírus H5N1, potencialmente mortal para seres humanos. O funcionário Hariadi Wibisono disse que o doente foi internado em um hospital no final de setembro e morreu dois dias depois.
Na Tailândia, fontes sanitárias dizem que pelo menos seis pessoas foram internadas em hospitais desde domingo com sintomas de gripe aviária. A doença se propaga pelo país e já atinge 39 províncias. Os seis pacientes estão em observação e foram acrescentados aos 19 casos confirmados de gripe aviária pelo Ministério da Saúde Pública tailandês.
Em todos os casos confirmados da doença, se descartou o contágio entre pessoas e se confirmou que antes de estarem doentes, as vítimas estiveram em contato com aves.
AGÊNCIA EFE