| 24/10/2005 07h09min
Um novo foco de gripe aviária foi registrado na Rússia, na região de Altai (sul da Sibéria). O anúncio ocorreu nesta segunda pelaas agências de notícias russas, citando o ministério de Situações de Emergência. As autoridades determinaram uma quarentena na aldeia de Pokrovka, onde foram detectados anticorpos da gripe aviária em 59 pássaros mortos em sete fazendas locais, segundo um porta-voz do ministério.
Mostras de sangue foram enviadas a Novosibirsk para um exame laboratorial, afirmou a agência Ria Novosti. Na semana passada, a Rússia detectou novos focos de gripe aviária na região de Cheliabinsk, nos Urais, e em Tula, menos de 300 km ao sul de Moscou.
No total, sete regiões da Rússia estão afetadas pelo vírus, registrado no país pela primeira vez em julho passado. A Comissão Européia decidiu na quinta passada proibir as importações de pássaros domésticos e plumas procedentes da maior parte das regiões russas onde se constatou a presença do vírus.
Esta medida foi adotada depois do embargo, decidido em 8 de setembro, às importações procedentes apenas da Sibéria, onde no mês de julho foi detectada a presença do vírus H5N1 da gripe aviária de cepa asiática, potencialmente mortal para o ser humano.
AGÊNCIA EFE