| 10/10/2005 13h54min
A empresa sueco-finlandesa Stora Enso confirmou hoje a construção de uma nova fábrica de celulose no Rio Grande do Sul. Em ato oficial nesta manhã no Palácio Piratini, a direção da empresa entregou ao governador Germano Rigotto o anúncio com o nome dos primeiros oito municípios gaúchos nos quais a empresa está adquirindo áreas para implantação de florestas.
A região escolhida foi a Metade Sul, entre Alegrete e Rosário do Sul. Serão investidos pela Stora Enso cerca de US$ 50 milhões na compra de um total de 50 mil hectares de terras para plantio. Os municípios que receberão investimento são Alegrete, Cacequi, Maçambará, Manuel Viana, Rosário do Sul, Santiago, São Francisco de Assis e Unistalda.
A empresa informa que já está fazendo estudo no local que receberá a construção da fábrica de celulose no Estado. O presidente da empresa para a América Latina, Nils Grafstrom, diz que a obra está avaliada em US$ 1 bilhão e deve começar em cinco anos.
A Stora Enso é uma empresa global, de capital aberto, que atua no mercado de papel, cartão e produtos florestais. Líder mundial na produção e comercialização de papel e celulose, a empresa também construirá uma fábrica no Uruguai. A escolha da região para a aplicação de novos investimentos deve-se em função do clima favorável para o crescimento de eucaliptos.
RÁDIO GAÚCHA E GOVERNO DO ESTADO