| 18/01/2005 18h56min
A finlandesa Stora Enso, maior produtora mundial de papel e cartões, listou o Brasil entre os países que apresentam maior oportunidade para o grupo. A empresa, que inicia em maio a produção de celulose no país, já fala em dobrar a capacidade da fábrica e não descarta aquisições.
Com investimento de US$ 1,2 bilhão em parceria com a Aracruz, a Veracel – localizada na Bahia – é o primeiro negócio do grupo finlandês no setor produtivo brasileiro. A celulose produzida aqui será enviada para a China e a outros países onde a companhia produz papel.
– O desenvolvimento natural será ampliar a Veracel, dobrar a produção... Não há decisão ainda, mas é algo natural – disse o presidente da Stora Enso para América Latina, o sueco Nils Grafstrom, durante a primeira entrevista coletiva do grupo no país, nesta terça, dia 18.
Para que a ampliação da Veracel se transforme em realidade – um projeto de longo prazo, na visão de executivos –, serão necessárias florestas adicionais para que a fábrica continue a ser auto-suficiente em madeira. A Stora Enso, que tem entre seus clientes brasileiros a Editora Abril, possui faturamento global na casa dos 13 bilhões de euros.
As informações são da agência Reuters.