| 08/10/2005 20h03min
O Figueirense foi goleado neste sábado pelo Cruzeiro, por 4 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo Brasileirão. Os gols da partida foram marcados por Adriano e Kelly (2), no primeiro tempo, e Alecsandro, na segunda etapa. Com a derrota, o alvinegro permanece na vice-lanterna da competição.
O Figueira até começou a partida equilibrando as ações ofensivas com o adversário, mas em pouco tempo os problemas de posicionamento na defesa se escancaram e o Cruzeiro abriu a vantagem com relativa facilidade, mesmo sem dominar a posse de bola ou se manter pressionando os visitantes.
O primeiro gol saiu logo aos 10 minutos. Após boa tabela pela direita, Jonathan foi à linha de fundo e tocou rasteiro para trás. Adriano apareceu livre e chutou forte, à queima-roupa, sem chance para o goleiro Gustavo: a bola ainda bateu no travessão antes de estufar a rede.
Logo em seguida, Kelly ampliou, de cabeça, aproveitando outro passe de cabeça, após cruzamento para a área. A goleada começou a se configurar de vez aos 35 minutos, quando Kelly marcou seu segundo gol na partida e o terceiro do Cruzeiro, depois de uma boa tabela do ataque cruzeirense e tendo que chutar duas vezes, pois Gustavo espalmou e deu rebote no primeiro.
O Figueirense tentou ser mais incisivo na segunda etapa, com as entradas de Adriano e Paulo Sérgio no intervalo, nos lugares de Alexandre e Fernandes. O time catarinense realmente passou mais tempo com a bola e pressionou o Cruzeiro em vários momentos, mas não chegou a levar perigo constante, salvo em algumas cobranças de falta do lateral-artilheiro Michel Bastos.
E, finalmente, aos 13 minutos, apenas explorando a velocidade de seus jogadores nos contra-ataques, o Cruzeiro fechou a goleada. Em poucos toques, Diego chegou com velocidade pela direita e tocou rasteiro para o meio da área, onde Alecsandro completou livre, à frente do goleiro Gustavo.
MAURICIO XAVIER