| 23/09/2005 11h54min
O olho do furacão Rita se aproxima hoje do sudoeste do Estado da Louisiana e da costa nordeste do Texas, com ventos máximos de 225 Km/h. O Rita avança rumo a Noroeste a 14 Km/h e espera-se que continue nesse sentido durante as próximas 24 horas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), com sede em Miami, em seu boletim das 9h (horário de Brasília).
– Nesta trajetória, o olho do Rita estará chegando ao sudoeste da Louisiana e às costas mais altas do Texas na tarde ou na noite de hoje – assinalou o NHC.
Segundo as previsões por computador, o poderoso ciclone atingirá algum lugar na área que vai de Galveston, no Texas, à fronteira deste estado com a Louisiana. O NHC emitiu um "aviso" de furacão (advertência de sua passagem em 24 horas) para o porto O'Connor, no Texas, até Morgan City, na Louisiana.
Os avisos e vigilâncias de tempestade tropical são mantidos para a costa sudeste da Louisiana, incluindo a área metropolitana de Nova Orleans e o lago Pontchartrain, até o sul dos portos O'Connor e Mansfield, no Texas.
Os meteorologistas advertiram que Nova Orleans, arrasada pelo furacão Katrina em 29 de agosto, poderia ser afetada pelas chuvas torrenciais do Rita. O olho do Rita, que ainda é um furacão de categoria quatro na escala Saffir-Simpson, estava às 9h (de Brasília) de hoje perto da latitude 27,1 norte e da longitude 91,5 oeste, 418 quilômetros ao sudeste de Galveston e 354 quilômetros ao sul-sudeste de Cameron (Louisiana).
Seus ventos, com força de tempestade tropical (com velocidades entre 63 e 117 Km/h), chegam até 329 quilômetros e se propagam num raio de 136 quilômetros. O NHC advertiu que podem ocorrer ressacas de até seis metros acima do normal no litoral onde o ciclone toque a terra.
As ondas já estão mais fortes do que o normal no litoral de Mississippi, Louisiana e Alabama, atingidos anteriormente pelo Katrina, e espera-se que aumentem até quase dois metros pela passagem do Rita, por isso os moradores das regiões costeiras poderiam sofrer inundações. Espera-se que ocorram tornados isolados na tarde de hoje sobre regiões do litoral alto do Texas e na parte sul da Louisiana.
O Rita é o segundo ciclone de máxima categoria registrado nesta temporada de furacões no Atlântico norte, depois do mortal furacão Katrina, que atingiu os Estados de Louisiana, Mississippi e Alabama. Antes de ir em direção ao Golfo do México, o Rita assolou as Bahamas, Cuba e o extremo sul da Flórida. Além disso, é o terceiro ciclone em intensidade desde que são registrados estes fenômenos, e o nono ciclone da atual temporada atlântica, na qual se formaram 17 tempestades tropicais.
AGÊNCIA EFE