| 23/09/2005 08h03min
O furacão Rita passará sem tocar o território do México, mas ameaça a Louisiana. Após fazer uma virada para o norte, o Rita segue em direção aos Estados Unidos.
Segundo o Centro Nacional para Furacões (NHC) dos EUA, o alerta para as próximas 24 horas se estende de Port O'Connor (Texas), cerca de 120 quilômetros ao sudoeste de Galveston, até Morgan City (Louisiana), cerca de 100 quilômetros ao oeste-sudoeste de Nova Orleans. Nestas zonas, os preparativos para proteger a vida e os bens devem ser completados urgentemente.
A zona sob aviso de "condições de tempestade tropical" nas próximas 36 horas, mais ampla, é da costa desde Port Mansfield (Texas) até a fronteira entre Louisiana e Mississippi, abrangendo assim Nova Orleans – a cidade já foi afetada pelas chuvas que antecederam o Rita.
Os prognósticos indicam que o Rita, em seu trajeto atual para o noroeste e com ventos de 225 Km/h, chegará à terra em algum lugar na zona de Galveston, Texas, Port Arthur-Beaumont, Texas, e Lake Charles, Louisiana. O NHC adverte de marés de até seis metros acima do normal no litoral e de fortes chuvas, com acumulações de até 30 centímetros.
AGÊNCIA EFE