| 22/09/2005 18h28min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, visitará o Estado do Texas amanhã, para supervisionar os preparativos diante da chegada do furacão Rita. A informação foi divulgada hoje pelo porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan. Não foi informado a que lugares do Texas o presidente viajará e se limitou a afirmar que o programa ainda não está fechado.
Originalmente, Bush deveria ir ao Texas como parte de uma visita aos Estados que receberam a maioria dos desabrigados devido ao furacão Katrina, e que incluiria também Arkansas e Alabama. Agora, a viagem ao Texas incluirá também uma visita ao Comando Norte Americano, com sede na base Aérea de Peterson no Colorado Springs, no Estado do Colorado. A chegada do Rita obrigou a alteração dos planos da Casa Branca. O governo norte-americano quer mostrar uma resposta mais rápida e efetiva que a oferecida após o furacão Katrina, alvo de muitas críticas.
O presidente visitou o Pentágono hoje e afirmou que as autoridades em todos os níveis – federal e local – estão "preparadas para o pior". Nas últimas horas, Bush já declarou o novo furacão como "incidente de importância nacional", o que possibilita uma resposta federal rápida e de grandes dimensões.
No caso do Katrina, a declaração só aconteceu um dia após o fenômeno atingir terra, um dos fatores que retardou as operações de resgate.
AGÊNCIA EFE