| 22/09/2005 13h33min
O primeiro deputado a registrar sua candidatura à presidência da Câmara foi o deputado João Caldas (PL-AL). O prazo para registro vai até as 18h de terça e para retirada de candidatura, até as 9h de quarta-feira, dia da eleição, marcada para as 10h.
O quórum de abertura da sessão que escolherá o novo presidente da Casa é de 257 candidatos. Para ser eleito, o candidato precisa de pelo menos 257 votos da Câmara, que tem 513 deputados. Se ninguém conseguir essa votação, haverá o segundo turno.
Uma das novidades desta eleição é que o candidato não poderá usar recursos como banners e cartazes. Para baratear o pleito, os deputados terão que se conter com panfletos mostrando sua plataforma de campanha. A TV Câmara deve promover um debate na terça à noite entre todos os candidatos. A Mesa também decidiu que a ordem dos nomes dos candidatos nos escaninhos será decidida por sorteio. O critério de desempate é o maior número de legislaturas e a idade mais avançada do parlamentar.
Todos os integrantes da Mesa Diretora poderão ser candidatos sem renunciar ao cargo atual. Para evitar contestação jurídica e formalizar essa decisão, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) vai levantar uma questão de ordem na sessão do plenário desta quinta-feira sobre a matéria, que será respondida pelo presidente interino, José Thomaz Nonô (PFL-AL), e registrada na ata.
AGÊNCIA O GLOBO