| 06/09/2005 13h29min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ordenou hoje a abertura de uma investigação coordenada por ele sobre os erros cometidos na hora de se fazer frente ao Katrina e a seus efeitos em Nova Orleans.
Bush fez o anúncio após uma reunião com seu gabinete, encontro no qual analisou os progressos nos resgate e na assistência aos desabrigados, além da situação criada na Corte Suprema após a morte de seu presidente, o juiz William Rehnquist.
O vice-presidente, Dick Cheney, viajará na quinta à zona atingida para verificar se o Governo está fazendo tudo que está a seu alcance. Segundo Bush, Cheney tentará descobrir formas de melhorar os esforços. O presidente fez hoje a terceira visita área à região em três dias.
– A burocracia não vai se interpor no caminho da ajuda às pessoas afetadas –ressaltou o presidente, acrescentando que a principal prioridade são os planos para socorrer as pessoas atingidas.
Segundo Bush, o que se pretende fazer é liderar uma investigação para determinar onde se acertou e onde houve erros. O governante destacou, porém, que a investigação não culpará ninguém, mas simplesmente determinar se o país está capacitado para fazer frente a outro desastre natural ou a um ataque com armas de destruição em massa.
O anúncio da investigação acontece depois que o governo norte-americano sofreu duras críticas pela demora em prestar assistência aos afetados pelo furacão, que há nove dias causou a inundação de Nova Orleans. As palavras de Bush coincidem também com o anúncio no Senado de uma audiência sobre os erros cometidos no dispositivo de ajuda federal após o desastre.