| 06/09/2005 09h55min
A União Européia (UE) deseja ajudar os Estados Unidos a reparar os estragos causados pelo furacão Katrina. Até o momento, 23 países do bloco (salvo Portugal e Estônia) já ofereceram ajuda ao governo norte-americano.
Segundo a porta-voz de Meio Ambiente da UE, Barbara Hellferich, a assistência procede também de outros países europeus como Romênia e Noruega. Ela consiste em equipamento como tendas de campanha, cobertores, purificadores de água, bombas de água e geradores, assim como grupos de especialistas em medicina, logística, comunicações, busca e resgate e assistência em transporte.
Barbara disse que não sabe se Portugal mantém contatos bilaterais com Washington. Ela também não sobre precisar se a ausência de uma oferta é em função do país estar contabilizando os prejuízos causados por incêndios ou se não está disposto a ajudar.
Helfferich explicou que os Estados Unidos "ainda não aceitaram" todos os meios postos à disposição e que negocia uma lista definitiva de necessidades. A UE nomeará um europeu que se encarregará de coordenar a ajuda do bloco no local.
AGÊNCIA EFE