| 06/09/2005 10h23min
A governadora da Louisiana, Kathleen Blanco, disse hoje que a ajuda do governo de George W. Bush foi lenta após a passagem do furacão Katrina. Em entrevista à rede de televisão CNN, a governadora criticou os responsáveis pela mobilização de recursos e pela coordenação de atividades.
– A ajuda do Governo federal foi lenta, e eu não sei por quê – disse.
Blanco disse que, durante seu encontro na sexta passada com Bush, o presidente lhe ofereceu a opção de "federalizar" a operação militar. A medida implicaria que todas as forças de segurança ficariam sob a autoridade de Washington.
– Eu recusei transferir a autoridade da polícia. A Guarda Nacional tem autoridade para cumprir tarefas na segurança e na manutenção da ordem – contou.
A governadora pediu a assessoria do ex-diretor da Agência de Gestão de Emergências James Lee Witt. À agência caberia coordenar todas as operações de ajuda a desabrigados e reconstrução após desastres. Witt, que a dirigiu durante o governo de Bill Clinton, disse que "é difícil que uma agência dessa natureza aja de acordo com sua missão quando lhe foi tirado o coração".
AGÊNCIA EFE