| 01/09/2005 10h21min
As autoridades dos Estados Unidos suspenderam hoje a evacuação de cerca de 25 mil desabrigados do furacão Katrina. Os desalojados estão no estádio Superdome, em Nova Orleans, e seriam levados ao Astrodome de Houston, no vizinho Estado do Texas. Um tumulto, entretanto, impediu a realização da operação.
Tudo começou quando tiros foram disparados contra os helicópteros da Guarda Nacional. Segundo o enente-coronel Pete Schneider, um soldado ficou ferido. A confusão é generalizada: há pessoas colocando fogo em pneus nos terraços ao redor do estádio.
Schneider disse que os militares enfrentam agora a evacuação de 50 mil a 60 mil pessoas da cidade, devastada na terça-feira pelo furacão. Ele garante que os incidentes não vão deter a missão.
– A tarefa dos militares é a evacuação, a manutenção da ordem pública corresponde principalmente à polícia – afirmou.
O estádio Superdome, com capacidade para 77 mil pessoas, tinha sido designado como o abrigo mais seguro da cidade de meio milhão de habitantes. Estas pessoas ficaram no Superdome sem ar condicionado, sem água corrente e com poucos alimentos, até que as autoridades iniciaram ontem à noite a mudança. As autoridades também iniciaram a evacuação de cerca de 10 mil pessoas que estavam internadas ou buscaram abrigo em nove hospitais de Nova Orleans.
AGÊNCIA EFE