| 28/08/2005 19h09min
Em entrevista publicada hoje pelo jornal argentino Clarín, o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso disse que a renúncia do presidente Lula seria péssima para o país. FH afirmou ainda que seu partido, o PSDB, nunca falou em impeachment.
– Espero que o Lula não renuncie. Isso seria péssimo para todos. A oposição está preocupada com a possibilidade de que se chegue a uma situação sem volta. Meu partido, o PSDB, nunca falou em impeachment, pois sabemos o custo que pode ter uma ação dessa natureza – declarou o ex-presidente.
Segundo Fernando Henrique, Lula deve mesmo chegar ao fim de seu mandato, mas teme pelo seu encerramento, devido à perda de confiança do povo brasileiro em relação ao governo e principalmente ao PT. E é com relação ao PT que FH tem mais receio.
– A crise começou no PT e atinge agora o governo. Porém, o mais grave não é o presidente, pois esse se muda com eleições, mas o que vai acontecer com o PT, que integra
o sistema político do Brasil –
afirmou.
Na avaliação do antecessor de Lula, porém, a sociedade brasileira está organizada. Por isso, não há crise social nem pressão descontrolada, e a economia segue funcionando. Para ele, o caos está limitado à política institucional.