| 25/08/2005 10h45min
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou hoje a paralisia do governo. Em entrevista à rádio CBN, FH disse que o ano de 2005 está perdido e que a reforma política não será votada neste ano.
– Nós perdemos este ano, não há dúvida. A sensação é de que o Brasil está patinando, enquanto o mundo não está patinando – alertou.
Na entrevista, o ex-presidente disse que acha difícil o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ter tomado conhecimento das práticas que levaram o país à atual crise política. Ele afirmou ainda que o momento é de desilusão.
– Nos sentimos todos um tanto desiludidos, não é possível terem feito tanta coisa equivocada e ninguém ter percebido. Será que o presidente Lula nunca viu nada? Se ele não viu nada, como é que ele pode ter chegado a ser presidente? – atacou.
Para FH, "o PT foi muito atingido em sua credibilidade" e o sistema político brasileiro vive uma "decomposição bastante séria". Vista como uma alterativa de minimizar os problemas para as eleições de 2006, a reforma política precisa ser aprovada até no máximo 30 de setembro. FH é pessimista:
– É muito pouco provável que haja qualquer reforma – analisou.
Sobre a queda de popularidade de Lula, o ex-presidente não se mostrou surpreso. O tucano disse que o resultado foi positivo para o PSDB, que precisa ficar atento com o resultado.
– A perda de popularidade do presidente Lula já vem há algum tempo – encerrou.