| 14/08/2005 18h24min
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso propôs, na última sexta, uma queixa-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes. Ele quer que o ministro responda a processo por crimes contra a honra, tipificados no Código Penal e na Lei de Imprensa. O ex-presidente se diz ofendido na reputação, na dignidade e no decoro.
Em junho deste ano, o ex-presidente entrou com pedido de notificação judicial para que o ministro apresentasse explicações a respeito de afirmações publicadas em jornais apontando-as como difamatórias e injuriosas. No pedido, os advogados de FH afirmam que Ciro não respondeu a nenhuma das indagações formuladas, o que justifica por si só a propositura desta queixa-crime, conforme preceitua a Lei de Imprensa.
De acordo com a queixa-crime, Ciro Gomes respondeu somente que não houve de sua parte a intenção de ofender a honra de Fernando Henrique Cardoso.
Na reportagem publicada em junho, Ciro questionava:
– Quem acredita que o sr. FH, tendo governado o Brasil como governou, tem a mais remota preocupação ética? (...) Os que estão chafurdando na lama querem dizer que o PT é igual a eles. Esse é um governo nacional contra um governo entreguista, um governo ético contra um governo contemporizador com a ladroagem.
As informações são da Agência Brasil.