| 26/08/2005 18h33min
Entre os campeonatos nacionais da Europa, o Espanhol é o que mais atrai os brasileiros. Além de contar com alguns dos mais importantes jogadores da seleção brasileira, como Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Roberto Carlos, a competição tem uma extensa lista de jogadores menos badalados, mas igualmente conhecidos do torcedor verde-amarelo. Nesta temporada, ainda mais do que na anterior, os atletas brasileiros serão os maiores responsáveis pelo espetáculo dentro de campo. Muito dessa expectativa se deve a Robinho, que chegou ao Real Madrid com status de galáctico. Júlio Baptista, ex-Sevilla e também jogador da seleção é o outro grande reforço dos merengues, que ainda devem receber Cicinho para o segundo turno.
Os reforços chegam ao Real Madrid como armas para desbancar o Barcelona, campeão da última temporada graças aos malabarismos de Ronaldinho Gaúcho e aos gols de Etoo. Dessa vez, porém, o técnico Vanderlei Luxemburgo aproveitou a pré-temporada e teve tempo para acertar a equipe merengue, o que não aconteceu em 2004. A disputa entre os dois gigantes promete ser quente.
O Barcelona terá o privilégio de abrir a disputa no sábado, dia 27, contra o Alavés, fora de casa. No domingo, a expectativa gira em torno da estréia de Robinho, apresentado pelo Real Madrid nesta sexta. Diante da animação dos torcedores, Luxemburgo pode optar por deixá-lo no banco e colocá-lo em campo durante o jogo contra o Cadiz.
Mas é preciso cuidado. A disputa pelo título não ficará restrita a Barça e Real. Com La Coruña e Valencia em baixa, as principais ameaças à dupla de favoritos vem dos times de Sevilha, que estão ainda mais fortes do que em 2004-05
O Betis, dos brasileiros Marcos Assunção, Edu e Ricardo Oliveira, está animado com a classificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões e promete brigar pelo título. O Sevilla, que perdeu Júlio Baptista, ganhou dois bons consolos: o argentino Saviola, que pertence ao Barça, e o brasileiro Luís Fabiano, que tenta se acertar após uma temporada decepcionante no Porto.
O Campeonato Espanhol ainda conta com outras duas forças intermediárias que prometem dificultar a vida dos favoritos. Também classificado para a Liga dos Campeões, o Villarreal aposta nos argentinos Riquelme e Sorín e no uruguaio Forlán, Chuteira de Ouro da Europa na última temporada. Reforçado por Petrov e Kezman, o Atlético de Madri quer voltar a ser visto como grande.