| 23/08/2005 15h43min
A seleção brasileira masculina de basquete estréia amanhã na 5ª Copa América – Pré-Mundial da República Dominicana, contra a Venezuela, às 17h30min (de Brasília). Os brasileiros, que estão no grupo “A”, enfrentam ainda na primeira fase os Estados Unidos, na quinta, dia 25, o Panamá, na sexta, e o Canadá no domingo, dia 28. A primeira rodada terá ainda Estados Unidos x Panamá (15h); Argentina x México (20h) e Uruguai x República Dominicana (22h30).
Brasileiros e venezuelanos se enfrentaram 34 vezes em competições oficiais com 28 vitórias do Brasil contra seis da Venezuela. Na Copa América foram cinco partidas e quatro vitórias dos brasileiros. O último confronto foi no Sul-Americano de Campos, em 2004, e o Brasil ganhou por 98 a 94, enquanto na Copa América de Neuquém, em 2001, nova vitória brasileira por 92 a 89.
– A Venezuela sempre faz um jogo difícil contra o Brasil. É uma seleção que conta com jogadores veteranos talentosos e que jogam sem muita
responsabilidade, ficando mais solto e
mais perigoso. A vantagem da nossa equipe é o vigor físico, a velocidade e a ousadia desse jovem grupo que busca a vaga para o Mundial do Japão – analisou o técnico do Brasil, Lula Ferreira.
O treinador disputa sua quinta competição oficial como técnico da equipe principal (25 jogos, 18 vitórias e 7 derrotas.
– O Brasil é o grande favorito para vencer a competição. Vamos buscar jogar com velocidade nos contra-ataques. Contra uma seleção com jogadores tão talentosos, temos que evitar o jogo de um contra um, pois sairemos em desvantagem – disse o técnico Nestor Salazar, da Venezuela.