| 09/07/2005 18h03min
O deputado federal Devanir Ribeiro (PT-SP) afirmou na tarde de hoje que o Campo Majoritário, ala que controla 70% dos cargos do PT no Diretório Nacional, escolheu o nome do ministro da Educação, Tarso Genro, para substituir José Genoino na presidência do PT. Genro disse que aceita o cargo, mas seu nome ainda irá a votação. Ele deixaria o ministério para assumir a nova função.
Segundo Ribeiro, a decisão pode sair só neste domingo, porque a ala mais à esquerda do PT, que não concorda com a indicação do Campo Majoritário, pode apresentar outros nomes. Um deles poderia ser o de Plínio de Arruda Sampaio, candidato declarado à presidência do PT nas eleições internas marcadas para setembro. A esquerda considera que o Campo Majoritário não mostrou competência e não pode mais administrar o partido.
O ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PE) seria o preferido da ala predominante para o posto de primeiro vice-presidente. O deputado federal José Pimentel (CE) estaria sendo cogitado para ocupar a tesouraria do partido, antes ocupada por Delúbio Soares, já afastado e sob acusação de distribuir propinas a deputados da base aliada em troca de votos para o governo na Câmara.
As informações são da Agência O Globo.