| 09/07/2005 14h22min
O pedido de afastamento da presidência do PT apresentado por José Genoino no início da tarde deste sábado, dia 9, provocou comoção geral entre integrantes do Diretório Nacional. Ao solicitar seu desligamento da função Genoino fez um desabafo e foi às lagrimas, sendo seguido por diversos colegas.
O clima de constrangimento tomou conta de alguns que vinham pedindo para Genoino sair há algum tempo, e o sofrimentou estampou-se no rosto da maioria dos que ainda queriam que ele ficasse.
Logo após o anúncio feito para integrantes do partido Genoino concedeu uma pequena entrevista coletiva à imprensa, em que comunicou oficialmente que está se afastando da presidência do PT. Uma mesa redonda com os três vice-presidentes – a primeira-vice, Marta Suplicy, o segundo-vice, Romênio Pereira, e o terceiro-vice, Valter Pomar, foi formada para definir como será feita a sucessão de Genoino.
Um dos três vice-presidentes pode assumir provisoriamente a função. Depois disso os integrantes do diretório decidirão se formarão uma nova comissão executiva provisória que leve o partido até o Processo de Eleição Direta, em setembro, quando será escolhido o novo presidente.
As informações são da agência O Globo.